sexta-feira, abril 07, 2006

é difícil o dia a dia ?

é difícil conviver com as pessoas
é difícil entende-las, percebe-las,
é difícil ouvir, ser-se ouvido,
é difícil visionar silêncio, irritação
é difícil gostar, respeitar ??????

será assim tão difícil?

desde que me lembro
que vivo num estado de compreensão alheia;
que me vejo no lugar dos outros,
nas suas decisões e manifestações,
e tento tratar as coisas com reverência,
e sem cobranças, sem imposições;
olhar os outros como são e aceita-los assim
gostar deles assim, conviver com eles assim;
tento adaptar-me às pessoas ao meu redor,
‘ausentar-me’ quando a minha presença não é requerida
quando é indispensável, desnecessária;
o meu caracter observador permite-me (assim o tento)
entender atitudes e relevar,
entender expulsões de palavras agressivas, e a relevar,
esperar outro momento de mais calmaria,
não exasperar em momentos de crise e tumulto
mesmo que seja contra mim... esperar em silêncio
e mais tarde debater o assunto , a atitude;
Sendo chamada em atenção
posso reagir com silêncio e seriedade
- porque não é boa altura de contestar –
mais tarde reconheço os meus erros, as minhas falhas,
as minhas faltas, os meus devaneios,
as minhas inseguranças, a minha arrogância, o meu cinismo,
a minha agressividade, a minha falta de discernimento;
claro, sou imperfeita... sou uma obra com bastantes defeitos,
mas de uma coisa jamais me podem acusar:
de falta de RESPEITO seja a quem for, ao que for.
isso não!! Nunca humilhei ninguém – eu sei o que isso é,
sentir-me insignificante, pequena, desprezadamente pequena,
como se todos os dedos me apontassem
e risos esganiçados roubassem a minha razão;
nunca humilhei ninguém ...
(acho que, quando se quer, usa-se gratuitamente a expressão
humilhar para se justificar a falta de atenção
- quando a paciência daquela pessoa que
continuamente nos explica e mostra as coisas com detalhe
que nos fornece todo o material necessário para tal
(mas como não se está para virado
provoca uma exaustão no explicador)
a sua paciência se esgota,
a sua compreensão se esgota, não tem mais onde buscar;
e nessas alturas: estamos a humilhar

como é difícil viver o dia a dia
e sair-se ileso no final da noite
(é muita pressão, é muita cobrança
é muito desprezo, muita falta de Respeito)

Sem comentários: