quarta-feira, abril 05, 2006

"Balneários públicos precisam-se em Luanda"

Notícia do jornal ‘Angolense’ dia 3 Abril 2006... (clica aqui para leres)

Ora, espanto-me ainda com o cinismo dos meios de informação (e governantes), de tentarem tapar os olhos com a peneira. Como é possível , nesta altura do campeonato, considerarem como ‘notícia’ uma coisa dessas???

Não é novidade para ninguém da degradação do estado sanitário em Angola. Só para exemplo: nos meus tempos de liceu nunca fui à wc (já não falando da universidade que nem me lembro onde ficavam:)). Visitar amigos que moram em prédios é, no mínimo “um ataque em todas as frentes”; desde líquidos duvidosos a escorrer pelos corrimãos – quando existem - , em poças no chão sem espaço de manobra para passagem humana, e não me alargo mais, não quero empestar-vos:), e nem falando em ter ido a certas casas de pessoas letradas e na wc não ter loiças sanitárias : foram arrancadas , “nada como despejar directamente no buraco...”.

Isso é um problema de falta de Cultura.

(estava para dizer que é falta de cultura citadina, mas sinceramente, tenho uma tia-avó que mora numa casa cujo chão é de terra batida e tem uma latrina; portanto, não tem nada a ver com viver na cidade ou viver na aldeia/mato).

No geral, existem poucos princípios básicos. O essencial não é construir prédios, pontes, auto-estradas, clínicas, restaurantes, discotecas...

o essencial é:

* construir o interior de cada um de nós;

E isso passa pelo interior das nossas quatro paredes: a nossa casa. Se não sabermos como se mantém uma casa higienicamente saudável, como saberemos viver no mundo exterior???

Vá, continuemos a culpar o Governo de tudo, a Guerra de tudo... é uma estupidez acharmos que poderemos , com isso, enganar os outros e a nós...

Meus avilos o mambo é :

  • lava o teu quintal nem que seja com água da cacimba – dá sempre para cacumbular um coxe de água (de kaxexe;).
  • Não canjonjem na água, meus, há bué no Kwanza
Não tens saneamento em casa? Meu avilo, cria condições komué então!?!?!

Sem comentários: