sexta-feira, novembro 24, 2006

U's vs u's

‘Ta bem visto: U’s grandes perdoarem as dívidas dos u’s pequenos (*), em troca u’s desenvolverem-se internamente, diminuírem a pobreza, a fome, a miséria; desenvolverem infraestruturas para assegurar uma melhor qualidade de vida dos seus povos.

É um acto louvável sim, mas será que as coisas passam-se assim – literalmente falando - ? Isso de morrer uma criança com cólera cada vez que estalamos os dedos e vamos ajudar perdoando as dívidas…. Será que vai funcionar mesmo? Falo de alguns países com décadas de governação corrupta, militar, catastrófica! Como será ai? O facto da dívida ser perdoada vai abrandar a fome da corrupção? E quando falo em fome não me refiro só aos locais endividados mas também aos estrangeiros que vão lá sugar algo!

Será que isso vai acabar?

Hum….. bem haja quem acredite e tenha esperança!

(*) – u’s pequenos como Benim, Bolívia, Burkina Faso, Etiópia, Gana, Guiana, Honduras, Madagáscar, Mali, Mauritânia, Moçambique, Nicarágua, Níger, Ruanda, Senegal, Tanzânia, Uganda, Zâmbia, Camarões, Chade, Gâmbia, Guiné, Guiné-Bissau, Malawi, República Democrática do Congo, São Tomé e Príncipe e Serra Leoa.

Sem comentários: