segunda-feira, junho 05, 2006

Raul Indipwo até sempre


Raul José Aires Corte Peres Cruz, Raul Indipwo, natural de Angola ( e há muitos anos residente em Portugal), encontrava-se internado no Hospital Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, onde morreu hoje
Raul Indipwo e Milo MacMahon (também já falecido),
conheciam-se desde a infância, em Benguela, e quando se reencontraram, já no início da idade adulta, iniciaram um projecto centrado no folclore angolano de várias etnias e idiomas; formaram em 1959 o Duo Ouro Negro. O nome Ouro Negro foi escolhido porque, naquela região de Angola, designava tudo o que fosse excepcional: o petróleo, o café, um jogador de futebol fora de série ou um bom cantor, como os dois músicos explicavam.


«Eu nunca tinha visto o mar e, mesmo fazendo um grande esforço, não conseguia “ver” todas as descrições que dele me tinham feito, e nos meus cinco anos incompletos não conseguia meter na minha cabeça uma coisa assim tão diferente, tão grande, maior que a anhára que se estendia para lá dos campos de trigo e do rio Tximpopunhime, muito maior que o Cunene....maior que a minha imaginação.» Raúl Indipwo

Até sempre Raúl.


1 comentário:

particula disse...

faz parte das minhas memórias...
até sempre!