sexta-feira, maio 18, 2007

os dias em Lyon

1º dia – choveu e trovejou todo o dia. Apanhei uma grande molha mas fui a rua tratar do passe “La carte”, na Place Bellecour. E aproveitei e passei pelo Ponto turístico e peguei um plano “Lyon… à pied” com um trajecto bem simpático para conhecer os melhores pontos de Lyon. Museus, igrejas, etc.

2º dia – pelo menos o dia nasceu mais sorridente, um pouco tímido mas menos cinzento. Decidi fazer o meu passeio por Lyon. Comecei pelo ponto de partida do plano: Cordeliers. E lá fui…. Pelo rio Le Rhône, andei pelas ruas da Ville de Lyon, Musées, Basiliques e Eglises, Universités etc. Passeei também pelo rio La Saône e vislumbrei a Notre Dame de Fourviére lá em cima a olhar a cidade.

3º dia – Estava como o dia anterior, chuviscando; mas nada me impediu de sair e continuar o meu passeio por Lyon. Desta vez: Vieux Lyon (parte velha). LINDA! Mais Musées, Biblioteques, Places, Eglises etc. Decidi subir até Basilique de Fourviére a pé…pois, não contei foi com 238 degraus do Montée dês Carmes-DéChaussés e…mais 630 do Montée Nicolas de Lange. E lá cheguei, a primeira coisa que vi foi a Tour Metalique e …a Notre Dame de Fouvirére, que lindo que majestoso. Entrei na Basílica e deixei-me ficar lá sentada algum tempo, não contei. Senti-me em paz e algumas lágrimas apareceram, beijando-me o rosto. Talvez pela Paz que lá emanava. Ah, fui também às ruínas Romanas, e mais degraus:)

4º dia – feriado…nem acredito. Pois tinha tirado esse dia para ir aos Museus que tinha escolhido…mas, sai a mesma e passeei pela Ville. Voltei ao Fourviére. Pela Rue Victor Hugo e outras (fez-me lembrar o Rossio e Rua Augusta etc). Com alguma slojas abertas (hehe tipo Zara etc). Passeide novo pela Place Antonin Poncet e a fonte estava ligado hoje, deixei-me ficar ali a beira do rio. A natureza oferece-nos coisas lindas, que a maior parte das vezes estamos tão ocupados com os nossos problemas que nem damos conta.

5º dia – Parc Tete d’Or. Foi um final de viagem magnífico. Entrei pelo jardim Roseaire e nem imaginam os tipos de rosas que existem. Senti-me num conto de Shakespeare. Fabuloso. O dia está radioso de um sol espectacular. O Parc tem um mini zoo, o jardim botânico e lagos. Amei! Deitei-me na relva e deixei-me ficar a apanhar sol e a desfrutar da maravilha que era estar ali. Até tomei Granitá, que delícia:)

Sem comentários: