quarta-feira, março 12, 2008

Egocentrismo Vs Egoísmo

Egocentrismo - do Lat. ego, eu + centro - tendência pessoal exagerada em considerar tudo sob o próprio ponto de vista e em fazer de si próprio o centro do universo;
Egoísmo - do Lat. ego, eu - amor próprio excessivo, que leva o indivíduo a olhar unicamente para os seus interesses em detrimento dos alheios; conjunto de propensões ou instintos que levam à conservação do indivíduo

A única diferença entre os dois Ego’s é o egocentrista fazer de si mesmo o centro do universo e o egoísta tem amor próprio excessivo.... mas, isso não é quase o mesmo, por outras palavras?! O resultado é o mesmo: Eu = sim, os outros = depende do que irei ter em troca, do que melhor me convir.
Todos devemos ter uma dose (q.b.) de egoísmo. Pensar em nós memos, mimarmo-nos, amarmo-nos, cuidar de nós especiais que somos. Porque só assim os outros irão gostar de nós, ver-nos, olhar para nós com outros olhos (os do coração). Mas quando os dois Ego’s se juntam, não há pessoa paciente, não há alma caridosa, não há generosidade que chegue para aguentar.
A minha paciência??? Está no limite. “Falta-me um bocadinho assim...”
Estou cansada de birras. - Mas entristece-me.

2 comentários:

eduardo disse...

Me curei
Ex egoísta

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.